12 canais que toda a nutricionista deve usar para se divulgar

Oi, Nutri,

Ao todo, são 15 locais onde todo nutricionista deveria se divulgar, tanto no mundo online, quanto no presencial. Mas antes de falar onde você precisa estar, preciso te falar da base de um bom marketing. E ela é feita de nicho, persona e branding.

Nicho é a parcela da população à qual você vai dedicar seu trabalho. É o seu público-alvo. Se você olhar para o mercado, vai perceber que tudo é nichado faz mais sucesso, ganha mais destaque e é mais lucrativo. Essa é uma das primeiras coisas para ter um consultório de sucesso. Saber quem você vai atender e quem você não vai atender. Para você poder direcionar toda sua comunicação para esse público.

Alguns exemplos de nicho são: emagrecimento, saúde da mulher, materno-infantil, esportiva, vegetarianismo são alguns deles, existem muitos outros.

Com o nicho e persona definidos, podemos partir para a construção de uma marca forte e impactante e para isso você irá precisar de foco.

O Branding é um conjunto de ações alinhadas ao seu posicionamento, valores e visão e tem a intenção de despertar sensações e criar conexões que serão fundamentais para o cliente escolher você para ser o nutricionista dele. Então, para você construir o seu branding, você precisa definir: visão, valores, destino, personalidade, nome forte, identidade verbal, posicionamento inteligente, identidade visual, resultado incrível, presença, comunidade e linha editorial.

Para você construir uma marca forte você tem que diversificar as suas ações de marketing, senão corre o risco de construir o seu castelo no terreno do vizinho, acontecer alguma coisa e tudo desmoronar. Então aqui apresento opções online e offline para você fazer.

Onde toda nutricionista deve estar

Existe um conceito chamado “Canal de Vendas” que é onde você faz a divulgação do seu trabalho e capta clientes por ali.  Esses aqui são 12 canais de vendas que eu acredito que todo profissional de nutrição pode tirar muito proveito.

● Redes Sociais

Você pode estar nas redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube e Tik Tok. Para isso, você precisa entender cada ferramenta e ajustar os formatos de conteúdo adequados para cada uma.

● Imprensa

Outro lugar importantíssimo para estar e gerar muita autoridade é na mídia local, como a TV, rádio, blog, jornal e portais de notícias da sua cidade. 

● Elemídia

É muito comum em várias cidades do Brasil ter uma televisão dentro dos elevadores passando propaganda, tanto em prédios comerciais quanto residenciais. Essa é uma ótima forma de fazer marketing mais direcionado para o padrão financeiro do cliente que você quer atingir. 

● Parceira

Amplie seu networking na sua cidade, conhecendo o máximo possível de pessoas que trabalham com o seu público-alvo. Médicos, fisioterapeutas, psicólogos, esteticistas, educadores físicos são bons parceiros para a gente. Mas quero que você vá além, pense em outras pessoas que atendem o seu nicho e que não tem nada a ver com nutrição. Outro dia aconteceu uma coisa comigo, que na hora eu não reparei, mas depois fiquei boba rs. Estava na manicure e reclamei da minha visão, que eu precisava ir no oftalmo. Na hora, ela me passou o nº do whatsapp de uma médica que atende no mesmo prédio que eu trabalho e falou: “Fala com a Dra. Fulana, ela é minha parceira.” E não é que eu liguei para Dra fulana?

● Influencers

Outro canal de vendas interessante que eu uso muito na minha clínica são os influencers digitais, têm muitas estratégias para trabalhar com esse pessoal e o retorno financeiro é alto.

● Programa de indicação de clientes

Você pode criar estratégias para que os seus próprios clientes indiquem amigos e familiares. Isso começa com uma experiência incrível!

● Whatsapp

Esse aplicativo é muito esquecido para fazer marketing, a gente acha que ele só serve para relacionamento, mas podemos usar para chamar a atenção das pessoas. Você pode fazer listas de transmissão e dar conteúdo gratuito semanal para seguidores mais envolvidos com seu trabalho e também pode fazer download dos seus stories do Instagram e usar no status do Whatsapp.

● Google Meu Negócio

Nutri, é fundamental que você esteja no Google para que as pessoas encontrem seu contato ao fazerem uma busca. Quando as pessoas recorrem ao Google, geralmente a decisão já está tomada, então as chances de agendar são altas. Todas as vezes que pessoas da sua cidade digitarem “Nutricionista em (nome da sua cidade)”, você deveria aparecer na primeira página da busca. Faça seu cadastro, complete 100% dele e comece a interagir com o Google sempre que ele pedir. Existem algumas estratégias para ficar o mais perto possível do 1º lugar sem pagar, ensino todas no curso Marketing para Nutricionistas.

● Ações em Restaurantes

Você pode também fazer diversas ações dentro de restaurantes parceiros. é uma ferramenta gratuita, que ajuda as pessoas a localizarem produtos e serviços perto delas.

● Página de vendas

Outra estratégia que eu não abro mão de usar: site com página de vendas. Ela funciona como uma vitrine online, 24 horas, para o seu trabalho. Mas, calma, nutri. Não precisa ser um site mega elaborado feito por um programador. Você mesma pode criar uma página de forma simples usando templates prontos. Existem empresas que oferecem esse serviço por um preço bem acessível, como, por exemplo, o Wix. E quem é assinante do Numax, agora tem essa função, gratuitamente, dentro do software.

● Palestras

Faça também eventos online e offline, você pode dar palestras e cursos gratuitos em empresas, em um auditório e convidar pessoas ou mesmo fazer ONLINE. Agora na pandemia as coisas evoluíram muito para isso, quase todo mundo se acostumou com eventos online. 

● Eventos e Desafio

Você também pode fazer coisas maiores, como uma maratona de lives de 5 ou 7 dias ou até mesmo um grupo de desafio no Whatsapp. Dentro do Consultório Smart eu tenho muitas aulas específicas para explicar detalhadamente como aplicar estratégias para cada um desses canais.

Agora a pergunta que não quer calar é: preciso estar em todos os canais de vendas de uma vez só? Adivinha nutri… claro que não, não precisa não. As atividades obrigatórias para mim: postagens no Instagram, Google Meu Negócio e parcerias com influencers. Além dessas, eu recomendo escolher mais 2 ou 3 desse quadro que listei aqui para fazer naquele mês.

E assim você terá uma variedade de ações e conseguirá trazer mais visibilidade para você.

A captação é um dos 4 pilares de um consultório de sucesso. Se além de como captar pacientes, você tem dúvidas de como atender de forma que encante e fidelizar seus clientes e como cuidar da parte financeira e do crescimento do seu consultório, você precisa conhecer o Consultório Smart.

Ele é o programa mais completo para o Nutricionista que atende! Clique aqui e entre na nossa lista de espera.

outras postagens