Você sabia que 80% das nossas alunas atendem no online? O atendimento online virou uma realidade no período da pandemia e veio para ficar. Com o método e estratégia certa, é possível faturar tanto ou mais do que no atendimento presencial.
Em outubro de 2023, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) publicou no Diário Oficial da União (D.O.U) a resolução 760/2023 regulamentando a Telenutrição como uma forma de atendimento via Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Não tinha como ser diferente, o atendimento online foi abraçado pela nossa classe e impulsionou a carreira de muitos nutricionistas.
Também no ano passado, no nosso reality show, esse foi o único método de atendimento utilizado. O Lab Smart reuniu 10 nutricionistas de todos os cantos do Brasil e juntos eles ultrapassaram a marca de 35 mil reais de faturamento, começando do ZERO e em apenas 30 dias!
Se você ainda não acredita que essa modalidade de consulta pode aumentar seu faturamento, confira os pontos positivos que ela tem:
- Mesmo valor de consulta comparado ao presencial;
- Maior lucratividade;
- Menores custos;
- Liberdade geográfica para você e seus pacientes;
- Conforto para o paciente;
- Redução de atrasos e faltas.
Com a crescente demanda por serviços de saúde acessíveis e práticos, é fundamental que os profissionais da nutrição estejam preparados para oferecer uma experiência de consulta online eficiente e de qualidade. Confira cinco estratégias essenciais para otimizar a teleconsulta na nutrição:
1. O cenário importa
Ao migrar para o atendimento online, o seu consultório se transforma em um espaço virtual, onde a qualidade de imagem e áudio desempenham papéis essenciais. Aqui estão algumas considerações importantes para garantir uma experiência excepcional para seus pacientes:
- Iluminação: invista em uma ring light para garantir uma iluminação adequada durante suas consultas. Além de proporcionar uma luz uniforme e suave, essas luminárias são portáteis e podem ser ajustadas para fornecer a iluminação ideal em qualquer ambiente;
- Qualidade de Imagem: utilize uma webcam de alta qualidade para garantir uma imagem nítida e clara. Existem opções acessíveis no mercado que oferecem uma excelente resolução de vídeo, permitindo que você seja visto com clareza pelos seus pacientes;
- Cenário: preste atenção ao que aparece ao fundo durante suas consultas. Certifique-se de que o ambiente seja esteticamente agradável e livre de distrações, como pessoas passando ou objetos inadequados. Um cenário organizado e atraente contribui para uma experiência mais profissional;
- Qualidade de áudio: além de ser visto, é crucial que seus pacientes possam ouvi-la com clareza. Certifique-se de estar em um ambiente silencioso durante as consultas para evitar interrupções indesejadas;
- Configuração do computador: verifique se o seu computador possui os recursos necessários para suportar os softwares utilizados durante as consultas. Uma boa memória e capacidade de processamento são essenciais para garantir o bom funcionamento dos programas e o armazenamento adequado das informações do paciente.
- Conexão à internet: uma conexão de internet confiável é fundamental para garantir uma comunicação fluida durante as consultas. Antes de cada sessão, certifique-se de testar a velocidade da sua conexão e garantir que ela seja forte o suficiente para suportar videochamadas sem interrupções.
2.Posicionamento
Você não é inferior a quem atende presencialmente. Você não é pior do que qualquer pessoa só porque você não tem um lugar físico para atender. São modelos diferentes que atendem públicos diferentes. Você precisa encontrar as pessoas certas que querem esse tipo de atendimento.
Um dos primeiros passos para uma teleconsulta bem-sucedida é adotar o posicionamento correto. É importante que você não se sinta menos valorizada por oferecer consultas online em vez de presenciais. A teleconsulta é uma carreira legítima e oferece benefícios significativos, tanto para o nutricionista quanto para o paciente.
Ao promover seus serviços, concentre-se nos benefícios tangíveis que eles oferecem aos pacientes. Isso pode incluir conveniência, flexibilidade de horários, acesso a um profissional qualificado de qualquer lugar, economia de tempo e eliminação das barreiras geográficas. Ao enfatizar esses benefícios, você demonstra o valor prático e real de optar pela sua consulta online.
Você pode aprender mais sobre como fazer o paciente de nutrição ver valor no seu atendimento no vídeo a seguir.
3. Utilize um software para atender
Para garantir uma experiência mais fluída durante a teleconsulta, é fundamental dominar a ferramenta que será utilizada. Seja por plataformas especializadas ou aplicativos dedicados, o nutricionista deve estar confortável com recursos como compartilhamento de tela, chat e videoconferência.
Recomendamos a Numax, nossa plataforma de nutrição, pela sua eficiência e facilidade de uso. Com recursos intuitivos e uma interface amigável, ela oferece tudo o que você precisa para garantir uma consulta de qualidade para seus pacientes.
Antes do atendimento, envie antecipadamente o Questionário Pré-consulta para o paciente, diretamente pelo software. Isso permite uma melhor preparação e otimiza o tempo da consulta, garantindo que o nutricionista tenha todas as informações necessárias para oferecer um atendimento personalizado.
Durante a consulta, entregue o plano alimentar dentro do próprio software. Dessa forma, o paciente terá acesso fácil e rápido ao seu plano sempre que precisar, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar.
Importante: o treinamento prévio e a familiarização com o software escolhido são essenciais para evitar contratempos durante a consulta.
Você pode saber mais sobre a Numax aqui.
4. Avaliação antropométrica remota
Embora a avaliação antropométrica seja tradicionalmente realizada presencialmente, especialmente para obter medidas precisas, é possível adaptar métodos remotos para coletar dados relevantes. Durante a teleconsulta, você pode solicitar ao paciente informações básicas, como altura e peso, que são fundamentais para muitas avaliações nutricionais.
Além disso, para acompanhar a evolução do paciente ao longo do tratamento, é útil pedir fotos de corpo inteiro. Essas fotos, tiradas de frente e de perfil, podem fornecer uma visão mais abrangente das mudanças físicas do paciente ao longo do tempo.
Embora não substituam totalmente uma avaliação presencial, essas medidas podem oferecer insights valiosos para ajustar o plano alimentar e acompanhar o progresso do paciente. É importante orientar o paciente sobre como tirar fotos consistentes e precisas, garantindo que as imagens sejam úteis para a avaliação.
5. Panorama do tratamento
Durante a teleconsulta, é importante estabelecer um panorama claro do tratamento com o paciente. Isso envolve fornecer uma estimativa realista do número de consultas necessárias, levando em consideração os objetivos específicos do paciente e os resultados da avaliação inicial. Além disso, a oferta de um programa nutricional personalizado pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento e a fidelização do paciente.
Ao fornecer uma visão abrangente do tratamento, você não apenas demonstra profissionalismo, mas também cria um ambiente mais motivador para o paciente. Isso permite que ele compreenda melhor o processo, fique mais engajado em seguir o plano alimentar e sinta-se mais confiante em alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar.
Essa é uma técnica que você pode aplicar em atendimento online ou presencial. Confira no vídeo a seguir como aplicar essa técnica.
Com a teleconsulta, tanto os profissionais quanto os pacientes se beneficiam. Os nutricionistas têm a oportunidade de expandir sua prática e alcançar mais pessoas, enquanto os pacientes desfrutam da liberdade de escolher o melhor profissional para a sua necessidade, em qualquer lugar do mundo. Ao abraçar essa forma de atendimento e implementar as estratégias adequadas, o nutricionista está preparada para ter sucesso em um mundo cada vez mais digital.
Se você deseja atender online com confiança e um passo a passo completíssimo, o Programa Consultório Smart é o que você precisa. Nosso método para nutricionistas que desejam viver de atendimentos vai te guiar por todas as etapas de um consultório de sucesso, seja ele físico ou não, independente do seu nicho. Não estamos com vagas abertas no momento, mas você pode se cadastrar na nossa lista de espera e te avisaremos quando abrir a próxima turma.