fbpx

A importância do profissional de nutrição

Todas as vezes que fomos (e somos) super heróis!

Oi, nutri.

Se alguém te perguntasse hoje: “qual a importância de um profissional de nutrição?” Você teria essa resposta na ponta da língua? 

A grande maioria da população só nos conhece como profissionais de passar dieta e nada mais, mas sabemos muito bem que isso não é verdade, a nutrição tem um papel enorme em vários casos, o que torna essa profissão tão bonita e necessária. Você sabia que, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo IBGE em 2013, apenas 37,3% das pessoas se enquadram no que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) e informaram consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças? Isso traz a tona uma realidade do país onde pessoas não estão preocupadas com os seus próprios hábitos, o que torna a nossa profissão cada vez mais necessária.

Todos nós temos uma missão com o mundo e com nós mesmos, e os nichos fazem as pessoas enxergarem isso de uma maneira mais fácil. Ainda não sabe o que é nicho e como escolher? Então vou deixar um vídeo aqui onde deixo tudo isso beeem explicadinho:


Bom, nutri, hoje eu resolvi nos homenagear, vou deixar aqui 7 momentos que somos super-heróis e podemos ajudar dentro da nutrição:

1. Melhorando hábitos alimentares: sempre que conseguimos fazer os pacientes comerem mais frutas e verduras, reduzir o açúcar, aumentar os nutrientes e, consequentemente, melhorar a imunidade é uma felicidade sem fim.

2. Trazendo uma infância saudável: quanto mais cedo começarem os bons hábitos, mais chances da criança tornar-se um adulto saudável, ou seja, é bom tanto a curto quanto a longo prazo.

3. Ajudando para uma boa gestação: durante a gravidez, a mulher necessita manter-se nutrida por ela e pela criança, ou seja, a dieta pode vir a ter uma mudança, e é aí que o nutricionista entra. Além do mais, é importante a prevenção de complicações como ganho de peso e diabetes gestacional.

4. Melhorando a qualidade do sono: quando nos alimentamos de forma correta, com os nutrientes necessários, o nosso organismo passa a funcionar adequadamente, já que as funções do nosso corpo estão todas equilibradas. Estudos mostram que isto reduz a necessidade de se recorrer a medicamentos calmantes e supressores do sistema nervoso central, além da melhora considerável na qualidade do sono através da alimentação.

5. Aumentando a disposição e bem-estar: quando acrescentamos uma alimentação nutritiva e exercícios regulares, a energia do paciente melhora, assim como a disposição, stress e fadiga.

6. Prevenindo enfermidades: diabetes, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, obesidade, gastrite, colesterol alto ou até mesmo dificuldades de concentração e memorização são apenas algumas doenças que podemos prevenir quando prescrevemos uma ingestão de nutrientes adequada.

7. Dando apoio aos atletas: com a nutrição esportiva, aprende-se a combinar a alimentação com o exercício físico que o atleta pratica, de maneira que o mesmo tenha mais força e melhor desempenho nas atividades.

Inclusive, se você se interessa por essa última e tem a Nutrição Esportiva como nicho (ou quer ter), dá uma olhadinha nesse Método Prática Nutricional Esportiva, onde a nutricionista Mariana Jacob dá aulas que você não teve na faculdade. Tenho certeza que você vai adorar e se apaixonar por esse nicho tão importante e necessário!

Com Amor em Nutrir,

Mari.

 

outras postagens

Enter your email to unlock this deal