7 passos para o nutricionista que está começando os atendimentos

Nutri, eu sei que assim como eu me senti, a maioria dos nutricionistas que decidem seguir o ramo dos atendimentos na nutrição, se sentem perdidos no começo. 

Mesmo que tenhamos passado 4 anos dentro de uma faculdade, não tivemos, sequer, uma aula que nos ensinasse como empreender na nutrição. Por este motivo, muitos nutricionistas, que poderiam se realizar vivendo de atendimentos, nem consideram essa possibilidade.

Se você está iniciando os seus atendimentos, acompanhe a leitura para dominar o passo a passo para conquistar o seu consultório de sucesso. 

1. Definir um nicho

Quando você escolhe UMA área de atuação para trabalhar, você consegue se aprofundar mais e se tornar especialista nela.

A escolha do nicho é fundamental para gerar mais conexão e autoridade com a sua audiência. 

Nicho de mercado é um recorte dentro de um determinado segmento, formado por um grupo de pessoas com interesses, necessidades e preferências similares. 

Alguns exemplos de nicho na nutrição, são: emagrecimento estético; atletas de elite; bariátrica; crianças e adolescentes; vegetarianismo; diabetes; doenças renais; tentantes e gestantes; 

Basicamente os nichos têm particularidades próprias e podem ser amplos, como materno Infantil, ou específicos, como gestantes ou tentantes.
Se você precisa de ajuda para escolher o seu nicho, clique aqui e descubra como definir o seu.

2. Teste o nicho que você escolheu

Antes de investir nesse nicho pagando uma pós-graduação ou divulgando para todos os seus conhecidos, garanta se ele é realmente o que você quer seguir. 

Muitas pessoas acreditam que para ser especialista em um nicho você precisa obrigatoriamente de uma pós. Então, muitas vezes nutricionistas que entraram direto em uma pós-graduação, percebem no meio do curso que essa não é a área que eles querem trabalhar. 

Por isso, estude bem esse nicho antes. Estude em casa, leia livros, artigos, vá em congressos, faça cursos online, voluntariado em ONGs ou até mesmo atenda amigos e familiares daquele nicho de graça.

3. Procure entender sobre gestão

Por muito tempo, eu era zero organizada com o dinheiro que entrava no consultório. Mesmo ganhando bem com os atendimentos, eu conseguia gastar todo meu dinheiro com roupas, restaurantes e viagens… Eu tinha preguiça de anotar as despesas, faturamento, e lucro. 

Hoje, eu enxergo que meu consultório é como uma empresa, e por isso eu preciso entender como precificar seu serviço, separar as contas, calcular o fluxo de caixa e separar o meu dinheiro do dinheiro que entra. Saber como ter uma gestão eficiente do consultório, pode acelerar o seu faturamento e te salvar de enroscadas no futuro.

Estar em contato com metas também é muito importante para te ajudar a guardar dinheiro.

4. Organize os horários da sua agenda 

Defina os horários em que você vai atender e respeite isso. Muitas vezes caímos na tentação de marcar pacientes em todo e qualquer horário para não “perder” pacientes. 

Porém, isso demonstra que você não tem muita demanda de clientes, que sua agenda é desorganizada e que você estará sempre a disposição da disponibilidade dos pacientes. Essa prática nos deixa perdida e sem uma rotina de atendimentos.

5. Fale para todo mundo que você é nutricionista 

Não tenha vergonha. Essa é sua chance de treinar, falar em público, entender as dores da sua persona e divulgar seu trabalho. 

Seja na manicure, fila do supermercado, saída da escola, academia… todo lugar é um momento de chamar atenção para o seu trabalho. Parcerias e oportunidades podem surgir dessa forma. 

Entregar um cartão de visitas nessas horas, é uma ótima maneira de fazer as pessoas lembrarem de você. Se possível, tenha sempre alguns na bolsa.

6. Seja arroz de festa

Nutri, aproveite todas as oportunidades para ampliar seu network. 

Te chamaram para a inauguração de uma loja? Vai.

Evento com a turma de pilates? Esteja lá! 

Coquetel do novo consultório da sua ginecologista? Opa, mais uma oportunidade! 

Esteja em todos os lugares para ser conhecida por ainda mais pessoas e poder falar sobre o seu trabalho.

7. Tenha um mentor

Por fim, hoje, com toda certeza, eu ouviria quem já chegou onde eu quero estar. 

Não dê ouvidos àqueles palpites de pessoas que não entendem sobre o seu trabalho e não chegaram onde você deseja. 

Busque estar perto de pessoas que têm o mesmo objetivo que você.

No começo é normal nos sentirmos insegura. Mas a insegurança é combatida com prática e método. 

Portanto, busque estratégias para captar pacientes e atenda incansavelmente.

Com esse passo a passo, tenho certeza que você já vai começar à frente de muitos outros nutricionistas, como eu, que na época não tinham um método ou estratégia para buscar seu consultório de sucesso. 

Com Amor em Nutrir,
Mari. 

Artigos recentes