Nutri, esse papo de que nutricionista só ganha dinheiro fazendo consultas é totalmente ultrapassado, um exemplo disso são os grupos de atendimento.
Os grupos são ótimos para gerar aquele “burburinho” que a gente ama, sabe? A famosa divulgação boca a boca, o que irá te ajudar a reforçar autoridade e o seu posicionamento.
Ele é uma excelente forma de otimizar o seu tempo e aumentar seus ganhos. Consiste em um acompanhamento dividido em encontros semanais ou quinzenais durante alguns meses.
Você pode fazer grupos de diversos temas e nichos, nutri! Não precisa se prender apenas ao grupo de emagrecimento, por exemplo: Existem grupos para diabéticos com o objetivo de auxiliar o controle da glicemia, ou então um grupo para pessoas que estão na transição do vegetarianismo entre várias outras opções…
Mas olha só, Grupo de Atendimento é diferente de Grupo de Desafio, esse segundo acontece através do WhatsApp, onde você envia missões e desafios diariamente para as pessoas cumprirem por quinze ou trinta dias, já no grupo de atendimento, você faz um acompanhamento de longa duração e com alto impacto emocional. Se você quer entender melhor a diferença entre os dois, esse vídeo pode te ajudar.
Para te dar um norte e ajudar para começar a trabalhar com grupos de atendimento, se liga nesse passo a passo:
Defina para quem é o grupo
Não misture públicos diferentes! Procure pessoas da mesma idade, com os mesmos objetivos e nível de dedicação e motivação.
Sabe aquela história de que basta uma maçã podre para estragar todas as outras? No caso do grupo isso também acontece. Como falamos anteriormente, o grupo gera um alto impacto emocional nos participantes, por isso, ter pessoas com objetivos diferentes pode ser um empecilho para a evolução dos outros participantes.
Portanto, nutri, seja a guardiã do seu grupo de atendimento e proteja a energia, os assuntos abordados e a motivação das pessoas que irão participar.
Dica: Faça uma entrevista inicial, como se fosse uma consulta mesmo, antes da pessoa entrar no grupo. Assim, você avalia se ela é sua persona ideal para o grupo, já alinha expectativas e “aprova” a pessoa para participar do grupo ou vende seu acompanhamento individual.
Determine o modelo do grupo
- Que horas? E que dia?
Para isso você precisa olhar para a sua persona e se perguntar: qual o melhor horário para o seu cliente e que dia da semana ele tem mais disponibilidade? - Qual será o tempo de duração dos encontros?
Entre 1h30 e 2h é o tempo ideal para que não fique muito raso e nem cansativo. - Qual será o intervalo dos encontros?
Semanal, quinzenal ou mensal? Nutri, é claro que para essa pergunta você também deve pensar no seu cliente, mas como experiência própria, quinzenal é a opção de melhor adesão das pessoas. - Quantos encontros vão ter?
Isso depende de diversos fatores como: o seu nicho, a sua persona, das necessidades das pessoas que irão participar, do quanto você quer ensinar para elas durante esse período e etc.
PS: Quanto mais encontros o grupo tiver, mais caro ele vai ficar e, se você ainda está construindo a sua autoridade, isso pode ser um impeditivo para conseguir vender o seu primeiro grupo. Por isso, opte por começar com 6 a 8 encontros.
Encontre um local ideal
Pode ser no seu consultório mesmo, não tem problema se for pequeno, um grupo de atendimento não é uma palestra nutri, todos os participantes precisam ter oportunidade para falar.
Existem grupos de vinte, doze ou mesmo seis pessoas. A ideia é: COMECE COM O QUE VOCÊ TEM!
E se você não tiver espaço nenhum mesmo: Vá para o paraíso da internet nutri!!! Na própria Numax é possível fazer chamadas de vídeo em grupo, por exemplo.
Construa um cronograma para cada encontro
É nesse passo que você irá criar a estrutura dos assuntos que serão abordados em cada encontro pensando no nicho definido para o grupo, determinando a trilha de conhecimento.
Seja criativa e saia da caixinha, nutri!
Precificação
Crie uma planilha e calcule todos os custos que você terá para fazer o grupo:
– Custo do local;
– Materiais;
– Terá brindes, kit de boas vindas, degustação?
– Calcule a sua hora.
No nosso curso online Atendimento de Impacto te ensinamos a fazer tudo isso.
AGORA BORA VENDER!!!
Existem várias maneiras em que você pode fazer o lançamento do seu grupo, por exemplo:
- Evento presencial e no final fazer o pitch de vendas
- Grupo de Desafio online
O importante é gerar curiosidade e atenção das pessoas, tanto no presencial quanto no online.
Comece!
Depois de estruturar todo o seu grupo e vendê-lo, está na hora de começar!
Dê toda a sua atenção e excelência, tenha escuta ativa, motive os participantes, gere impacto e transformação na vida deles e aproveite, nutri.
Se você deseja aprender com mais detalhes como montar grupos de sucesso e fidelizar seus pacientes para que não desistam do tratamento, temos a solução perfeita para você, o curso online Atendimento de Impacto.
Nele temos um módulo inteiro sobre grupos de atendimentos, com modelos prontos para você já começar e montar o seu! Além de módulos sobre gamificação aplicada à nutrição, coaching nutricional para aprender a trabalhar o comportamento dos pacientes e o passo a passo para ter o seu programa nutricional.
As inscrições estão abertas! Aproveite essa oportunidade e comece agora mesmo, é só clicar no link abaixo.
Se inscreva no Atendimento de Impacto