Oi, nutri.
Seus posts andam com baixo engajamento?
Ninguém comenta, ninguém agenda consulta?
Você duvida que é possível atrair clientes pelas redes sociais?
É… cada vez mais as redes sociais diminuem o alcance e o engajamento. Há quem diga que essa é uma forma deles “forçarem” a gente a fazer anúncios. Será?
O fato é que o algoritmo valoriza muito as interações. Então o que está faltando é engajamento. Eu também passei por isso, e nesse vídeo eu conto como foi meu começo nas redes sociais, os erros que cometi e como corrigi.
Esses são os erros que você pode estar cometendo:
1. Postar muito sua rotina. Mostrar a sua vida sem uma história por trás, sem um contexto ou sem um porquê, posts somente para “cumprir tabela” não vão performar bem. É preciso ter estratégia.
2. Postar conteúdo óbvio demais. Postar o que todo mundo fala não desperta a curiosidade. É preciso tocar em uma dor, dificuldade ou desejo para chamar a atenção.
3. Perfil que fala de tudo. Quando você não tem foco e aborda todos os assuntos, o seu perfil não se conecta verdadeiramente com um grupo de pessoas. Quem quer falar com o máximo de pessoas, acaba falando com ninguém.
Mas calma Nutri, se você comete um ou mais erros desta lista, nem tudo está perdido. Aqui estão os 3 acertos que você pode implementar:
1. Se conectar mais com a sua audiência. Se permita conversar com seu público. Quanto mais você ouve essas pessoas, mais você conseguirá direcionar seu conteúdo.
2. Aumentar seu repertório. Busque novas fontes de informação e estudo, saia da bolha da nutrição. Você pode ler livros sobre mentalidade ou comportamento e assistir a vídeos no Youtube, filmes, documentários.
3. Trabalhar com marketing de conteúdo. Construa uma estratégia de marketing tanto no mundo físico como no virtual para atrair a atenção para você. Para isso invista em conteúdo que gere transformação, que faça eles se encantarem pelo seu trabalho.
Então, o que um Instagram precisa ter para atrair seguidores?
Antes de tudo, você precisa saber que tem sim muita gente crescendo nessa rede social, se posicionando, ganhando seguidores e o principal agendando consultas! E para você também ter esse resultado, separei aqui mais um tanto de dica boa para você aplicar no seu Instagram e aumentar ORGANICAMENTE seus seguidores.
Não se iluda, usar esqueminhas para atrair seguidores só vai acabar com seu engajamento. Isso é contra as políticas do Instagram e ele pune os perfis que fazem isso com a ‘seca’ de seguidores 😰🥵💸.
1️⃣ Converta seu perfil em uma conta profissional. No Instagram, o perfil da empresa tem melhor visibilidade, você tem mais métricas e ainda consegue promover a publicação.
2️⃣ Tenha uma agenda editorial. Faça pelo menos 5 posts por semana com conteúdo de valor, que ajuda seus seguidores a superarem as dificuldades do dia a dia.
3️⃣ Adicione a localização do seu local de atendimento ao fazer um post. Se você atende em vários locais ou em domicílio, coloque sua cidade.
4️⃣ Faça stories diariamente e em horários variados.Os stories entram na tela da pessoa por “ordem de chegada”. Logo, se você faz stories em horários diferentes, vai para o começo da fila mais vezes. Teste os melhores horários para você e faça de 10 a 30 stories por dia.
5️⃣ Faça lives 1x por semana. Escolha um dia da semana e um horário pré-definido para fazer transmissão ao vivo. Divulgue previamente e peça sugestão de temas. Crie o hábito como se fosse um programa de televisão mesmo.
6️⃣ Distribua seus posts. Ou seja, promova suas publicações. Em tempos de alcance baixo, o melhor que podemos fazer é investir uns 10 reais (ou mais) por post para alcançar mais pessoas.
7️⃣ Faça parcerias e troque divulgação de perfis. Aproveite para fazer conteúdos e lives juntos.
8️⃣ Interaja em outro perfis em que as pessoas do seu nicho estejam.
5 motivos para você se divulgar nas redes sociais
Ainda está com dúvida se vale a pena investir nas redes sociais para captar pacientes? Então dá uma olhada nesses 5 motivos que separei para você:
1️⃣ Poder de filtro: quando você investe nesse marketing, você consegue filtrar melhor o seu público alvo, uma vez que eles sabem pelas suas publicações qual o seu nicho.
2️⃣ Interatividade: você consegue responder comentários, directs e deixar tudo mais pessoal para os seus seguidores, o que cria um diferencial e te aproxima do seu público.
3️⃣ Maior chance de boca a boca: as pessoas acessam o seu post, gostam e marcam alguém, esse alguém ama e marca outra pessoa, e assim vai… Você não precisa que eles passam em consulta antes de te divulgar.
4️⃣ Os seus concorrentes estão usando: sim, nutri, você pode ter certeza que boa parte dos profissionais estão fazendo lives, stories e se aproximando do público. Você vai ficar pra trás?
5️⃣ Analisar melhor os resultados: é possível ter estatísticas de tudo que você posta e analisar os desempenhos, ou seja, ver o que melhor se adequou, o que mais gostaram e qual caminho você deve seguir com mais certeza.
Consegui te convencer, nutri? As redes sociais são nossas amigas, por isso tire o melhor delas e as utilize o quanto puder! 😉
Se você quiser saber mais dicas de todos os jeitos que você pode (e deve!) se divulgar, te convido para participar do “Marketing Para Nutricionistas”. Nele você recebe conteúdos exclusivos sobre como definir o seu público alvo e se divulgar para ele, usar as redes sociais ao seu favor, parcerias e muito mais. Dá uma olhadinha em tudo que ele te oferece e domine a sua região!
Com Amor em Nutrir,
Mari Fazzi