Como montar um programa nutricional? A estrutura do Melhor Programa Nutricional que eu já fiz até hoje.

Em Novembro de 2019 a Mari me contou que iria inaugurar uma clínica de Nutrição e perguntou se eu topava criar a estrutura de um Programa Nutricional Gamificado para o Emagrecimento.

Adivinha qual foi a minha resposta?

Topei né?! Rsrsrs! Amo a ideia de Programas de Atendimentos e ainda focado no nicho de Emagrecimento… Esse foi um trabalho de 20h de duração e nesse artigo eu vou te apresentar a estrutura geral de um programa que vai durar 100 dias para o paciente e custará R$2.500.

Mas antes, quero te falar um pouco mais sobre programas nutricionais.

O programa nutricional é uma ótima forma de fidelizar e principalmente de levar o paciente para o resultado esperado. Além disso, ele traz mais estabilidade para o seu consultório, ajudando, por exemplo, a passar por situações como a que estamos vivendo, com mais conforto e segurança, já que o valor é pago previamente.

Nesse vídeo a Mari explica tudo sobre esse assunto e ainda te ensino como montar um programa nutricional da melhor forma.

Agora que você já sabe o que são programas nutricionais, como montar e como vender para os seus pacientes. Vou te contar como eu fiz a estrutura do Melhor Programa Nutricional que eu já fiz até hoje.

O primeiro passo foi entender quais eram os meus objetivos com esse projeto.

– Criar a arquitetura de um Programa de Atendimento que utiliza elementos de jogos para aumentar o engajamento do paciente com as atividades propostas. 

– Desenhar um processo capaz de monitorar o desempenho através de indicadores mensuráveis.

– Tornar a progressão visual e independente de resultados clínicos.

Antes de desenhar a Arquitetura do Programa eu defini quais seriam as Premissas, ou seja, o que eu não abria mão de estar na raiz desse programa. Quais foram elas?

  • O paciente precisa se sentir acolhido
  • Ele precisa confiar que o resultado é certo
  • O Programa precisa dar a ideia de um tratamento mais rápido
  • A Experiência precisa ser memorável e “Instagramável” (gerar desejo de compartilhamento das experiências nas redes sociais)

Como se tratava de um Programa de 100 dias de duração nós criamos uma forma mais eficiente para estar com os pacientes todas as semanas. Intercalamos consultas presenciais com intervenções online. Mas olhe bem. A parte online foi desenhada para ser um vídeo gravado. A nutricionista gravará vídeos aplicando ferramentas de coaching com os pacientes. Assim podemos trabalhar também a parte comportamental. 

Para tudo isso ser controlado e para gente garantir que o paciente vai seguir todos os passos colocamos os vídeos e até mesmo as ferramentas de coaching dentro do Numax (meu software de atendimento). Assim, a cada semana do programa um vídeo será liberado em forma de missão. Essas missões valem ponto e fazem parte da estrutura de recompensas.

Veja um exemplo de missão que utilizamos:

Missão 01: Desbloqueando o Emagrecimento na sua Mente

Introdução – Oi oi, aqui é a Nutricionista X e eu quero te desejar as boas vindas a primeira missão do nosso programa. Emagrecer é muito mais do que seguir um cardápio feito pela nutricionista não é mesmo?! Eu sei que a gente sai da consulta com muita energia e vontade de fazer acontecer, mas quando voltamos para o nosso padrão, para o dia a dia, as primeiras dificuldades começam a aparecer.

Eu queria te dizer que isso é normal e não acontece apenas com você. É exatamente por esse motivo que aqui nesse programa nós vamos cuidar de todas as áreas da vida que afetam o seu processo de emagrecimento. O objetivo da missão de hoje é te fazer perceber coisas que talvez você nunca tenha imaginado que podem estar atrapalhando o seu processo de emagrecimento. Mas não se preocupe, no final desse vídeo você vai ter consciência e isso te dá poder. Te faz ser mais forte na jornada do seu tão sonhado emagrecimento. Vai ser muito simples. Eu vou te fazer algumas perguntas ao longo do vídeo, vou te explicar detalhadamente para você não ter dúvidas. Você vai dar pause no vídeo e responder aqui mesmo. Logo abaixo do vídeo você encontra as perguntas e o campo de espaço para as respostas. Vamos lá?!

Passo a Passo – explicar cada uma das 25 perguntas da ferramenta “O Meu mais Profundo Eu”. 

Evidência de Realização – Uaau! Parabéns por ter chegado até o final. Isso mostra o seu comprometimento com sua saúde e eu estou muito feliz por poder ser sua Guia nessa jornada.

Agora pára um pouquinho e sai do computador. Pega o Planner que você ganhou. Vai lá que eu estou te esperando. Dá pause nesse vídeo e volta aqui. Voltou?! Aêee. Chegou a hora de você colocar no planner duas informações. Tem um espaço aí logo abaixo da Missão 01. Escreve o que você decidiu depois de ter realizado essa missão e aproveita e escreve também o que você vai compartilhar comigo na nossa próxima consulta presencial. Passamos por um momento de mergulho profundo e é importante você escrever isso agora enquanto as emoções estão à flor da pele e as informações fresquinhas na sua cabeça. Agora, vou te dar a última tarefa desse nosso encontro online. Fecha seus olhos e se imagina lá no último dia do programa. Na nossa última consulta presencial. Eu quero que você escreva uma carta para esse seu “Eu do futuro”. Como estão as suas emoções hoje? O que você está sentindo? Quais são seus principais desafios? Como você quer estar se sentindo no final do tratamento? É uma carta mesmo, ok?! De você para você. E o que você vai fazer com essa carta?! Você vai lacrar. Coloca dentro de um envelope e fecha com cola. No final do nosso programa eu vou te entregar essa carta. Então, bora lá, capricha aí ein?!

Chegamos ao final e agora com certeza você já progrediu, inclusive emocionalmente. Missão dada é missão cumprida e agora você já está mais perto do seu objetivo. Parabéns, eu estou com você. Um beijão e te vejo na próxima consulta.

E assim seguiremos. No total teremos 8 consultas presenciais e 7 sessões de Coaching Online pelos vídeos.

Pensando no engajamento do paciente eu selecionei 16 elementos da Gamificação que serão utilizados tanto na experiência presencial quanto online.

Para você entender de uma vez por todas que Gamificação não necessariamente precisa ser um jogo e muito menos tornar o atendimento infantil eu decidi compartilhar quais foram esses elementos e como eu utilizei cada um deles. 

  1. Relacionamento – Comunidade Online e Offline

Online – grupo de whatsapp de pacientes participantes do programa moderado pela Nutricionista responsável. 

Offline – evento presencial realizado pela Clínica e seus parceiros com recorrência mensal para participantes de todos os programas e seus convidados. Criar o grupo no whatsapp depois de ter atingido o marco de 12 pacientes participantes do programa

  1. Efeito Vencedor

Missões entregues entre as consultas presenciais para serem executadas como complemento do programa, Cada celebração realizada ao longo do programa e Prêmio Final.

  1. Distintivos

Imãs que representam peças de um quebra-cabeça que serão encaixados em uma base imantada que será pregada na Geladeira do Paciente.

  1. Coleção

As peças do quebra-cabeça serão imãs que completarão a coleção do paciente. Cada imã será um símbolo que represente a missão realizada. 

  1. Pertencimento/ Comunidade

Camiseta exclusiva para membros do programa. Grupo exclusivo. Recompensas e prêmios exclusivos. Em Eventos Presenciais – dar a voz, tornar os pacientes protagonistas. Mural do orgulho. Uma foto de todas as pessoas que já concluíram o Programa.

  1. Recompensas

Distintivos, Coleção, Conteúdos Extras, Cardápio de Prêmios Final, Brindes do Evento ao vivo.

  1. Cartas da Sorte

Retirada no final do Evento ao Vivo para gerar surpresa e reforçar a participação.

  1. Desafios

Atividade individual ou coletiva proposta no Evento ao Vivo para promover maior engajamento e esforço de cada participante. Despertar as emoções positivas e usar do entretenimento.

  1. Competições

Atividade individual ou coletiva proposta no Evento ao Vivo para promover maior engajamento e esforço de cada participante. Despertar o Efeito Vencedor

  1. Desbloqueio de Conteúdo

Acesso ao material exclusivo e personalizado feito para combater os sabotares do emagrecimento que foram identificados na missão.

  1. Doação

Na quarta consulta o paciente será convidada a fazer uma doação referente aos Kg perdidos em alimentos não perecíveis. Os alimentos serão enviados à uma Instituição de caridade em nome do participante do Programa. Fotografar ou filmar a entregar e mostrar a instituição agradecendo ao participante do programa. Postar nas redes sociais da clínica e marcar o participante do programa para que ele possa compartilhar com amigos e familiares o impacto maior do seu resultado. No final do programa o total de Kg perdido pelo paciente será doado pela clínica em nome dele e também fotografado e enviado como uma conquista extra do programa.

  1. Fases

O programa será dividido em 3 grandes fases. Cada fase tem um nome e representa uma grande conquista do participante. Os nomes serão definidos a partir da mensagem final que tem a ver com o nome do Programa – 100 dias de superação.

Fase 1: Você no controle do Emagrecimento

Fase 2: Descobrindo Pontos Cegos

Fase 3: Lapidando para Vencer

  1. Storytelling

Representa uma mensagem principal onde o participante do programa se torna o Herói da Jornada que venceu seus maiores Vilões ao longo da trajetória.

  1. Chefões/ Vilões

Todos os comportamentos que foram modificados ao longo do programa que até então estavam impedindo a conquista do resultado final. Eles tornam o gosto da vitória mais saboroso.

  1. Sentimento de Dono

Ele escolhe o Prêmio no final e a doação para instituição vai em seu nome.

  1. Progressão

Representado visualmente pelo Planner Personalizado do Programa Dividido em Fases e com espaço para o preenchimento de cada atividade que foi cumprida e dos itens que foram conquistados.

Agora conta para mim… Dá ou não dá vontade de participar de um programa como esse? Gostou? Mudou de alguma forma o seu entendimento sobre Gamificação aplicado a Nutrição?

Para conhecer essas estratégias e ferramentas, participe do curso, 100% online e gratuito, O Potencial Inexplorado da Fidelização, nos dias 26, 28 e 30 de julho. Se inscreva já aqui.

Com Amor em Nutrir,

Marcella

outras postagens