Oi Nutri,
Ufa, depois de anos de muita dedicação, horas e horas estudando, centenas de provas e trabalhos entregues e jornada dupla entre estágio e faculdade, você chegou na reta final. Você está mais perto do seu tão sonhado diploma.
Nutri, se você chegou até aqui, quero te dar parabéns! Muita gente desistiu no meio do caminho. Então nutri, respira! Eu sei que o TCC deixa muita gente de cabelo em pé. Comigo não foi diferente.
Essa sou eu em dezembro de 2010, fazendo minha última atividade como estudante: entregando meu TCC para ficar disponível na biblioteca da faculdade.
Dá para perceber a cara de cansada, né? O ano foi caótico. Estágios obrigatórios em lugares super longe; resolvi fazer meu TCC sozinha e inventei de escolher um tema que rendia várias vertentes e facilmente dava para publicar uns 8 artigos com ele. Além disso, eu me formei em ano de ENADE (ainda tem isso?) e, a pedido da faculdade, estudei muito para poder tirar a nota máxima.
Teve também uma coisa: eu não parei de trabalhar, eu quis conciliar tudo porque não podia ficar sem renda.
Passei 2010 vendendo apostilas de avaliação antropométrica e trabalhei no recenseamento do IBGE para ganhar centavos por questionário respondido. Mas foi ótimo! Hoje olho pra minha história com muito carinho, porque isso moldou a Mari que vocês conhecem hoje.
Tô fazendo esse post sobre como tirar 10, mas eu tirei 9,75 tá? Vale?🤣
1. Escolha um tema que você se interesse e que já tenha alguma afinidade. Pode até mesmo ser um problema do nicho que você quer trabalhar no futuro.
2. Dificilmente você vai fazer uma descoberta ultra revolucionária com o TCC da faculdade, então não fique com a pressão de que você tem que salvar o mundo. Mas faça sua pesquisa com zelo e atenção.
3. Não escolha seus parceiros por amizade.
4. Tenha um cronograma. De verdade, não fuja disso. Distribua suas tarefas ao longo do ano e adiante tudo que puder. Meu TCC já estava pronto 1 mês antes da apresentação.
5. Se atente à metodologia de construção da tese. Isso é o que as pessoas mais erram e a banca pega no pé sem dó.
6. Treine sua apresentação com plateia, chame sua família para assistir.
7. Tenha em mente todos os pontos fortes e fracos do seu TCC. Peça para um professor que não será da banca revisar pra ver se faltou algum. Assim, você já elaborar uma resposta para os pontos fracos, que já sabe que isso aconteceu, mas que hoje sua solução seria X.
Nutri, eu queria muito que alguém tivesse me contado tudo isso. Então espero ter te ajudado com essas informações.
Agora que você vai tirar 10 no seu tcc, vem aprender a construir o seu próprio consultório de nutrição!
Aqui na Amor em Nutrir, temos o curso Consultório Smart, o melhor método, certificado pelo MEC, para nutricionistas que desejam viver de atendimentos! Com ele, você aprende a construir seu consultório do sezo, a divulgar melhor o seu trabalho com um módulo inteiro sobre marketing e captação, a fazer a gestão correta do seu consultório e a fidelizar mais pacientes.
Você terá acesso às melhores estratégias de marketing para se destacar, tanto no presencial quanto no online, independente do nicho e irá converter seguidores em pacientes que lotem a sua agenda!
Aproveite hoje mesmo a oportunidade de realizar o sonho de viver do seu próprio consultório e se inscreva no Consultório Smart.
https://consultoriosmart.com.br/convite_c
Sucesso, futuro nutri! 🚀
Com Amor em Nutrir,
Mari fazzi.