fbpx

Como trabalhar com coaching na Nutrição?

Oi Nutri,

Hoje, a cada 10 pacientes que fazem a primeira consulta com você, quantos alcançam as metas e vão até o final do tratamento? A desmotivação é uma queixa comum? Seus pacientes não conseguem seguir suas orientações?  Todo mês você tem que fazer um esforço gigante para atrair novos pacientes?  

Calma, nutri, eu também passei por isso e vou te mostrar como é possível motivar, engajar e fidelizar mais seus clientes, utilizando técnicas e ferramentas que possibilitam a mudança de comportamentos enraizados há anos. 

Em todos esses anos de atendimento, percebi que aplicar apenas os conceitos de Nutrição não garantiam o retorno do paciente e muito menos a adesão ao plano alimentar. Para fidelizar, é preciso fazer mais: mudar comportamento, promover o autoconhecimento alimentar do paciente e fazer educação nutricional.

Somente trabalhando todos esses pontos você conseguirá uma mudança real no seu paciente. O coaching terá impacto direto na sua conduta e no quanto você conseguirá entender com mais profundidade o seu paciente.

Essa metodologia foca no resultado, na empatia, no autoconhecimento, no cuidado com a pessoa (e não com a doença) e quando aliamos ela com a prescrição nutricional, seu cliente se torna imparável!

Com o Coaching você poderá transformar a forma como ele se relaciona com a alimentação, através de diversas ferramentas e técnicas que se bem aplicadas poderão triplicar as chances dele seguir o tratamento até o fim.

Como você pode aplicar o coaching nos seus atendimentos

1) Em um processo de coaching que dura entre 6 a 12 sessões, onde existe um começo, meio e fim, seu cliente vai passar por uma metodologia estruturada entendendo cada fase do tratamento dele, sabendo identificar pensamentos limitantes e motivos fortes para gerar a mudança. Você saberá identificar a causa do problema alimentar para agir em cima disso. E aliado à Nutrição é melhor ainda!

2) Aplicando as ferramentas de forma “avulsa” nas consultas, conforme as queixas que seus clientes apresentarem naquele dia.

A forma que eu mais gosto e vejo resultado é a primeira.

Como isso?

Porque coaching é um parceria que exige muita criatividade onde você aplica no cliente ferramentas e técnicas para que os resultados sejam alcançados através de clareza de metas, de planejamento e foco. Isso porque o coaching desconstrói crenças que limitam a pessoa a chegar em seu objetivo. É preciso deixar muito claro que o coaching não é uma consulta de psicologia e que ele não substitui o tratamento psicológico quando necessário.

Como nutricionista focada em emagrecimento há anos, encontrei a minha realização profissional aliando o coaching na consulta. Eu nunca tinha feito uma formação que valesse tanto a pena quanto essa, para mim sinceramente valeu mais a pena do que a pós graduação. Eu passei a compreender muito mais o meu cliente, conseguindo passar a conduta que melhor se adequasse a rotina e a expectativa dele. E o meu cliente passou a executar muito mais a minha prescrição.

Atendimento online

Mesmo antes da pandemia, os nutricionistas com formação em coaching já faziam o trabalho online, pois em um processo de coaching, não existe prescrição nutricional, nem avaliação antropométrica. 

O momento ainda é muito propício para essa abordagem. Passando mais tempo em casa, as pessoas podem buscar novas formas de autoconhecimento e aproveitar a oportunidade para mudança de hábitos e comportamentos. Na raiz, identificando onde tudo isso começou, as chances são de ter um sucesso maior.

Essa metodologia transformou meus atendimentos e de muitas de nossas alunas. Ele também pode ser um ótimo aliado para você!

No de 22 fevereiro vamos ter uma aula GRATUITA para falar um pouco mais desse e outros assuntos. Nela você vai descobrir a 4 formas de levar seus pacientes até o final do tratamento, ampliando seu repertório de estratégias e ferramentas de atendimento e, com isso, atender ou até mesmo superar as expectativas de resultados que eles tinham em relação a qualidade do seu trabalho.

Clique aqui para ser inscrever

Com Amor em Nutrir,

Mari

outras postagens