O que um estudante de nutrição pode fazer?

Oi futuro Nutri,

Tudo bem?

A faculdade é o momento de experimentar tudo que você puder. É o momento para você participar ativamente de todos os eventos que a faculdade promover, atividades extracurriculares, estágios. É o momento perfeito para falar com professores, fazer iniciação científica, acompanhar nutricionistas em suas áreas de atuação e conhecer na prática cada uma delas…

Eu vivi intensamente a faculdade, para sair dela uma ótima profissional. Fiz estágio na alimentação escolar por 1 ano e depois em UAN por 1 ano e meio. E aqui vai uma dica para você: não hesite em procurar outro estágio quando sentir que já aprendeu o suficiente com o atual. Não “case” com o estágio.

Ao chegar no período dos estágios obrigatórios, se envolva mesmo, tenha atitude, não se esconda atrás de um colega. “Ah, mas e se eu errar?”. Esse é o momento de errar, vai ter alguém para corrigir. Depois que você se formar, não.

E como conseguir o estágio perfeito?

Eu comecei a fazer estágios complementares bem no comecinho do segundo ano da faculdade e digo com todas as letras: foi a melhor coisa que eu fiz. Me desenvolvi demais e pude vivenciar a prática muito antes de me formar, dessa forma, saí da faculdade muito mais preparada para atuar no mercado de trabalho.

Tive duas experiências de estágio extracurricular: no departamento de Merenda Escolar e no restaurante do SESC. O que eu queria mesmo era ter feito estágio em clínica, mas a bolsa auxílio era muito baixa. Como precisava ajudar em casa, optei em ganhar mais, mesmo não trabalhando na área que eu queria seguir. E vou te dizer: valeu muito a pena, faria de novo!

Portanto se você é estudante, faça isso:

1. Se empenhe em todas as matérias, tenha um bom relacionamento com seus professores e expresse para eles o seu desejo em estagiar. Assim que aparecer uma vaga, pode ser que te indiquem.
2. Se algum professor trabalhar em outro local, além da faculdade, pergunte para ele se há chance de você acompanhá-lo por um período.
3. Fique sempre de olho nos editais das prefeituras da sua cidade e municípios vizinhos, nessa época do ano eles costumam abrir processo seletivo.
4. Faça uma lista de empresas, hospitais e escolas e ligue para o RH perguntando quando abre processo seletivo para estagiário.
5. Faça uma lista de nutricionistas da sua cidade e entre em contato para saber se estão precisando de estagiário. Ressalte suas habilidades e como você pode ajudar no trabalho delas.

Sempre entendi que não era na faculdade que aprenderia TUDO sobre Nutrição. Por isso que no 2º ano passei a frequentar congressos e fiz dezenas de cursos complementares. Durante a faculdade também fui monitora de Legislação dos Alimentos. Estar em contato com os outros alunos tirando dúvidas, me ajudou a fixar o conteúdo.

Posso me posicionar nas redes sociais?

E se você quiser e se sentir seguro, pode sim começar a se posicionar nas redes sociais ainda na faculdade. Mas deixando isso muito claro!

Primeiro de tudo você tem que ter em mente que a sua conduta deve girar em torno do Código de Ética do Nutricionista, logo, você deve postar sobre coisas que você tem realmente total conhecimento, como receitas ou posts de motivação. Além disso, você pode compartilhar sobre a sua experiência na faculdade, tirar dúvidas de quem está querendo cursar Nutrição ou alunos de anos anteriores ao seu.

Você pode contar o porquê escolheu Nutrição, qual a sua missão, mais do que algo muito específico para um nicho, esse é o momento para seus seguidores te conhecerem e saberem qual o seu objetivo dentro da Nutrição, pois, quando você de fato começar a atender, já terá um público com confiança no seu trabalho, uma vez que sabem de toda a sua jornada, esforço e capacidade.

Nesse episódio do podcast eu e a Marcella falamos sobre esse começo de carreira e o que você pode fazer para se destacar:


Deixe aqui nos comentários quais dessas ações você já fez 🎓❤️

Com Amor em Nutrir,
Mari

 

Artigos recentes