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Nutri na palma da mão: Ferramentas para te aproximar dos seus pacientes

Oi Nutri,

A fidelização é um dos pilares para um consultório sólido. Não adianta nada você ter uma ótima captação e seus pacientes não voltarem, não é mesmo? Existem muitas ações que colaboram para a continuidade do tratamento e uma das mais valiosas é criar um canal de interação com seus pacientes

Pode ser desde um aplicativo de mensagem como o Whatsapp ou Telegram, até o seu aplicativo (sim, isso é possível!). É muito importante para o cliente se sentir amparado entre as consultas.

Se mantenha atualizado, mande as novidades do momento. Por exemplo: se saiu no canal X que óleo de coco é melhor que azeite, você sabe que essa será a polêmica da semana, então se antecipe e já mande para eles sua posição. Eles te acharão atencioso, prestativo e inteligente. 

Não tenha medo de passar informação, quanto mais informação você passa para seus pacientes, gera mais valor, gera mais indicações e mais comprometidos eles ficarão.

Também envie mensagem para aqueles pacientes que faltaram nos retornos ou que não aparecem no seu consultório há mais de 45 dias. Pergunte se estão precisando de algo e reforce que não vale a pena desistir, porque o resultado conquistado será perdido, se não for até o final do tratamento. 

Ter um diálogo diário ou semanal dá uma sensação de que você está ali, presente, para o que ele precisar. Fique disponível para tirar dúvidas, mas se você ver que não dá conta de atender e tirar dúvidas, estabeleça horários e dias da semana para isso, deixando bem claro para eles para evitar que eles achem que estão sendo ignorados. Por exemplo, o meu dia da semana para responder dúvidas é terça-feira, das 11h às 13h.

E qual é a melhor ferramenta para fazer esse contato?

Assim que iniciei nosso canal no Telegram, muitas pessoas me perguntam qual a diferença entre os app e porquê estou preferindo o Telegram. Hoje, vou te contar minha visão sobre isso. Aproveito para te fazer o convite: para receber gratuitamente meus conteúdos mais aprofundados sobre sucesso no consultório, acesse: http://www.consultoriodofuturo.com

Vamos lá:

Ambos são app gratuitos, no qual o Whatsapp ainda é bem mais popular. Ainda assim eu vejo mais vantagens em usar o Telegram por esses motivos:

– Para usar o Telegram, não precisa mostrar o nº do telefone para ninguém. Basta ter uma conta no app.

– No Telegram você consegue criar canais, que são semelhantes às listas de transmissão do Whats. Mas aqui o número de seguidores é ilimitado.

– Você também pode criar grupos no Telegram com, pasme, 200 mil participantes. No Whats, esse número fica em 256 pessoas.

– No Whats, você não consegue criar canal, só grupos e isso não é nada seguro para as pessoas, pois o número de celular delas estará exposto para pessoas desconhecidas. No canal do Telegram, somente o administrador sabe quem está nele.

– No canal, diferente da lista de transmissão, um novo participante consegue ver todo o histórico de mensagens.

– Você consegue editar e apagar mensagens, também pode enviar vídeos de 1 minuto pelo próprio app.

– No Telegram você pode criar um chat secreto com alguém e colocar timer de autodestruição nas mensagens. Isso é legal, caso precise passar uma senha para alguém de confiança, por exemplo.

– Você pode enviar arquivos de até 1,5 GB, enquanto no Whats somente até 100MB.

Contudo, o Whatsapp ganha em um ponto do Telegram: ele tem o “status”, vulgo stories. Que por sinal são esquecidos por muita gente, mas tem uma entrega muito melhor que o Instagram. Quem está usando para divulgar o consultório, não se arrepende!

Minha opinião: use o melhor de cada app. Para comunicação individual com clientes: Whatsapp. Para comunicação em massa (grupos): Telegram.

 

Telegram

O Telegram está em crescimento, hoje o aplicativo com com 400 milhões de usuários, sendo cerca de 120 milhões só no Brasil, segundo maior mercado da companhia após a Índia. Como mostrei acima aplicativo tem muitas vantagens e funções diferenciadas. Agora vou te explicar mais sobre cada uma delas.

Qual a diferença entre grupos e canais no Telegram?

Como eu disse, diferente do Whatsapp, o app possui dois recursos para comunicação com várias pessoas: os grupos e os canais. 

Os grupos foram pensados para compartilhar coisas com amigos e familiares ou para colaboração em pequenas equipes. Ainda assim, como citei acima, os grupos também podem crescer muito e ter suporte a comunidades de até 200 mil membros.

Um recurso que facilita é que você pode tornar qualquer grupo público, alternar o histórico para controlar se novos membros têm acesso às mensagens anteriores e nomear administradores com funções determinadas para ajudar você a dar conta de tanta gente.

Aqui, os administradores podem fixar mensagens importantes no topo da tela para que todos os membros do grupo possam vê-las, incluindo quem acabou de entrar.

Já os canais são uma ferramenta para transmitir mensagens para grandes públicos. Na verdade, um canal pode ter um número ilimitado de inscritos. Quando você publica em um canal, a mensagem é assinada com o nome e a foto do canal e não com o seu. Cada mensagem em um canal tem um contador de visualizações que é atualizado quando a mensagem é visualizada, incluindo as cópias encaminhadas da mensagem.

Outro ponto importante é quenesse formato, só os administradores podem enviar mensagens.

Ambos, canais e grupos podem ser grupos e privados.

Grupos públicos

Dessa forma, qualquer pessoa pode visualizar todo o histórico de chat do grupo e participar para postar mensagens.

Canais públicos e privados

Os canais públicos possuem um nome de usuário. Qualquer um pode encontrá-los na busca do Telegram e entrar neles. Já os canais privados são para o que o Telegram chamou de “sociedades fechadas”. Eles não são encontrados na busca e você só pode ser adicionado pelo criador ou se obter um link válido de convite para entrar no canal.

Um detalhe a se considerar é que os canais privados com links disponíveis publicamente serão tratados da mesma forma que canais públicos, como públicos.

Se for um canal público, terá um nome de usuário e um link t.me (como t.me/nome). Esse link, sendo de um canal ou grupo público, você pode postar nas redes sociais, publicar em posts ou até fazer um sticker (o céu é o limite para isso).

Contudo, se você possui um canal privado, dê preferência para enviar o seu link de convite apenas para os seus amigos ou pessoas realmente interessadas no canal, por exemplo um canal exclusivo para os seus pacientes

Não tenho telegram, por onde começar?

1. Baixe o aplicativo​ no App Store (IOS) ou na PlayStore (Android)

2. Crie uma conta, escolhendo seu país e inserindo seu número

3. Confirme o número através do SMS ou código​

4. Pronto seus contatos serão sincronizados e você pode clicar no link para entrar no canal.

Você também pode acessar através no computador através do Telegram Web ou do Telegram Desktop. Assim como no aplicativo, você irá conectar sua conta através do número do seu celular.

Pronto, agora que você já tem uma conta no aplicativo, você pode criar seus grupos e canais!

Como posso criar um grupo?

IOS: Inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) > “Novo Grupo”.

Android: Toque no ícone de lápis circular na lista de chats > “Novo Grupo”.

Telegram Desktop: Clique no botão de menu no canto superior esquerdo > “Novo Grupo”.

Como posso criar um canal?

Seguindo esse mesmo caminho, você encontrará a opção “Novo Canal”.

 

Ao escolher essa opção você irá para uma tela, há uma breve explicação do que é e um botão Criar Canal. 

Clique nesse botão e depois escolha uma foto e um nome. Em seguida, coloque uma descrição explicando o que as pessoas encontrarão em seu canal do Telegram. 

O próximo passo é selecionar se o seu canal será Público ou Privado:

Público: Pode ser encontrado na busca e qualquer um entra;

Privado: Um membro só consegue entrar se tiver o link de convite.

Na tela seguinte, é possível convidar seus contatos do celular para o canal. Toque em Próximo e pronto, seu canal no Telegram foi criado. Agora você já pode divulgá-lo 🙂

O aplicativo é bem intuitivo e você pode enviar arquivos, imagens, vídeos.

 

A caixa de texto localiza-se no meio inferior da tela, onde está escrito Transmitir. Nela você vai escrever e enviar links. Ao lado esquerdo, temos o ícone de clips. Nele é possível enviar: Foto e Vídeo (feita na hora ou da sua galeria), Arquivo, compartilhar sua Localização, fazer Enquete e compartilhar um Contato;

Outra opção é enviar vídeos em formato circular que podem ser gravados com até um minuto de duração e enviados para outros usuários do mensageiro. Essas mensagens são diferentes dos vídeos anexos, porque são enviadas e executadas mais rapidamente, já que são mais leves. Para enviá-lo, basta tocar no microfone e ele mudará para um ícone de câmera e você pode enviar o vídeo.

Se tiver dificuldades, no site do Telegram você encontra as respostas para as principais perguntas.

 

WhatsAPP

Como disse, o WhatsApp ainda é mais popular e por isso muitas nutricionistas preferem trabalhar com ele. Para isso eu indico o Whatsapp Business.

O WhatsApp Business é um aplicativo do mensageiro dedicado a empresas que facilita a interação com clientes, incluindo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. 

Como Baixar e configurar o app WhatsApp Business:

1. Baixe o WhatsApp Business: baixe o WhatsApp Business gratuitamente na Google Play Store ou na App Store da Apple. Abra o WhatsApp Business no seu celular.

2. Leia os Termos de Serviço: leia os Termos de Serviço do WhatsApp Business e, em seguida, toque em Concordar e Continuar para aceitá-los.

3. Registre seu número: selecione seu país no menu suspenso para adicionar o código do país correspondente e insira seu número de telefone em formato internacional. Toque em AVANÇAR ou OK e, em seguida, em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação. Para concluir, insira o código de seis dígitos. Saiba como confirmar seu número de telefone neste artigo.

4. Permita que o app acesse seus contatos e suas fotos: os contatos podem ser adicionados ao WhatsApp Business usando a lista de contatos do seu aparelho. Você também pode permitir que o WhatsApp acesse os vídeos, os arquivos e as fotos do seu aparelho.

5. Crie uma conta comercial: insira seu nome comercial, selecione uma categoria e escolha uma foto de perfil.

6. Crie seu perfil comercial: toque em CONHECER > Perfil comercial. Você pode adicionar informações importantes sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento e muito mais.

7. Inicie uma conversa: agora que seu perfil comercial está pronto, toque em  ou  e, em seguida, pesquise ou selecione um contato para iniciar uma conversa. Digite uma mensagem no campo de texto e, em seguida, toque em  ou .

O WhatsApp Business oferece várias ferramentas para ajudar você a gerenciar sua empresa com eficiência. Para conhecê-las:

IOS: Toque em Ajustes. Em seguida, toque em Ferramentas comerciais.

Android: Toque em CONVERSAS > Mais opções no Android.

Algumas das opções são:

Catálogo: exiba e compartilhe seus produtos e serviços diretamente da sua conta comercial. 

Link curto: ajude novos clientes a entrar em contato com você facilmente. Compartilhe um link curto (gerado automaticamente) com novos clientes para que eles possam iniciar uma conversa com você no WhatsApp Business. 

Eu recomendo fortemente que você coloque esse link na sua descrição nas redes sociais.

Como criar o link:

IOS:

1. Abra o WhatsApp Business e toque em Ajustes > Ferramentas comerciais.

Toque em Link curto.

1. O link curto será exibido abaixo do seu nome comercial. Em seguida, você pode:

2. Tocar em Copiar link para copiar o link curto e colá-lo em seu site ou em outras páginas do Facebook e Instagram.

3. Tocar em Compartilhar link para enviar o link curto a seus clientes. Todas as pessoas que receberem seu link poderão enviar mensagens para você.

4. Criar uma mensagem padrão: defina uma mensagem padrão que seus clientes poderão enviar para você ao abrir seu link curto.

Observação: seus clientes poderão editar a mensagem padrão.

Android: 

1. Abra o app WhatsApp Business e toque em Configurações > Ferramentas comerciais.

2. Toque em Link curto para visualizar o link criado automaticamente.

Em seguida, você pode:

● Tocar em para copiar o link curto e colá-lo em seu site ou em outras páginas do Facebook.

● Tocar empara compartilhar o link com seus clientes. Todas as pessoas que receberem seu link poderão enviar mensagens para você.

● Tocar no botão próximo à mensagem para ativar a mensagem padrão que seus clientes enviarão ao entrar em contato com você através do link curto.

● Tocar empara criar e editar a mensagem padrão.

 

● Ferramentas de mensagem: use os modelos de mensagem do WhatsApp para preparar suas respostas com antecedência. Crie uma mensagem de saudação que será enviada automaticamente para novos clientes. Com a mensagem de ausência, você pode manter seus clientes informados sobre sua disponibilidade para responder a perguntas. Além disso, você também pode criar respostas rápidas para as perguntas que você recebe com frequência.

● Etiquetas: organize as conversas com seus clientes em categorias, como “Novos pacientes”, “Pacientes em Tratamento”. ou “Pacientes Antigos”. 

Como criar um grupo no whatsapp

Caso seu público não esteja familiarizado com o Telegram,  você pode optar por fazer grupos do WhatsApp. 

Para criar um grupo:

● Pressione Nova conversa.

● Pressione Novo grupo.

● Busque ou selecione contatos que você deseja adicionar ao grupo e pressione Próximo.

● Insira o nome do grupo. Observe que:

● O nome pode ter até 25 caracteres.

● Você também pode Adicionar imagem do grupo.

● Pressione Ok.

Outra forma de convidar as pessoas para o seu grupo é através de um link. 

● Abra o grupo no WhatsApp;

● Toque no nome do seu grupo;

● Abaixo de “Adicionar Participante”, toque em “Convidar via link”.

● Uma dica para personalizar esse (e outros) link é usar bit.ly/

Além do link, você pode usar o QrCode também em sites e vídeos.  E caso queira invalidar esse link para impedir que novos participantes entrem naquele grupo você pode clicar na opção de Redefinir link.

Existe uma função nos grupos que é pouco divulgada: Configurações de Mensagens. No app é possível mudar e fazer com que só o administrador envie mensagem. Olha só como fazer:

● Abra a conversa em grupo no WhatsApp e pressione Opções > Dados do grupo.

● Se preferir, selecione o grupo na sua lista de conversas e pressione Opções > Dados do grupo.

● Selecione Enviar mensagens e pressione EDITAR.

● Escolha quem pode enviar mensagens: Todos os participantes ou Somente admins.

● Pressione OK.

Listas de transmissão

Esse recurso se popularizou pela facilidade. Porque com ele você pode enviar um mensagem padrão para vários contatos de uma só vez. Ele é uma ótima opção aos grupos, porque evita o excesso de mensagens, além de oferecer mais privacidade e segurança.

Porém, preciso alertar que ele não tem 100% de entregabilidade. É fundamental que as pessoas que estejam na sua lista tenham seu contato salvo para garantir a entrega. Por isso, quando a pessoa aceitar ou pedir para entrar na sua lista vale enviar uma mensagem de boas-vindas, explicando qual o dia que você costuma enviar as mensagens, o tipo de conteúdo e reforçando que ela precisa adicionar seu número.

“Para garantir que você vai receber todas essas dicas, adicione meu contato”

Como criar sua lista de transmissão

● Abra o WhatsApp > Mais opções > Nova transmissão.

● Busque ou selecione os contatos que você deseja adicionar à lista.

● Toque na marca de confirmação.

 

Crie seu próprio aplicativo

Entre tantas funções que o Numax oferece está a criação de um aplicativo com o seu nome!

Seu paciente vai ter salvo no celular um aplicativo com o seu nome e sua logomarca ou foto.

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Através da ferramenta você pode disponibilizar materiais exclusivos. Disponibilize online seus ebooks, vídeos, receitas, exercícios, planners e até ferramentas de coaching. Motive mesmo sem estar presente.

Independe do meio, esse contato é fundamental para manter seu cliente motivado e acolhido. Ele é um diferencial no seu atendimento.

Se você quer ir além e encantar seus pacientes. Nós temos um e-book gratuito que traz 10 técnicas para fidelizar e encantar seus pacientes! São dicas preciosíssimas de como transmitir segurança, confiança e um clima de acolhimento para quem aproveita seus serviços. Você pode fazer o download aqui.

Com Amor em Nutrir,

Mari.

 

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