Oi, nutri.
Sempre que falamos de locais de atendimento a primeira imagem que vem à mente é um consultório, com a sua sala dos sonhos, livros na prateleira, uma recepção aconchegante, todo decorado…
Mas calma, nutri, a maioria de nós não começa assim.
Montar e manter um consultório é um investimento alto. Porém, se for seu sonho, é super possível de alcançar.
O que quero te mostrar no artigo de hoje é que essa não é a única forma de atender.
Existem outros locais, possibilidades e, hoje, você não precisa mais, necessariamente, de um espaço físico para fazer suas consultas e transformar a vida de muitos pacientes.
Por isso, antes de falarmos dos locais para atendimento, vou te apresentar os formatos de atendimento.
● Atendimento em domicílio
Foi exatamente assim que comecei!
Nesse episódio do Sai do Pudim eu e a Marcella compartilhamos nossa história
Nesse modelo é você quem se locomove até seu paciente, atendendo na casa dele.
Pontos positivos
- Investimento inicial baixo, já que você só precisa de um notebook, uma balança móvel e fita métrica
- Gera um valor enorme para o cliente, porque ele se sente muito confortável, estando no próprio ambiente dele e não precisando gastar tempo com trânsito.
- Possibilidade de fazer as receitas do cardápio, na cozinha dele.
- Possibilidade de conversar com outros componentes da casa, quando for necessário, para ajudarem no tratamento.
- Incluir atividades de organização e até fazer compras com ele, pela região.
Pontos negativos
- Você precisa contabilizar os tempos e gastos de deslocamentos entre os pacientes
- Podem acontecer situações embaraçosas
- É preciso redobrar o cuidado com a segurança
● Atendimentos Online
A pandemia trouxe mais uma possibilidade para nossos atendimentos. E tenho dezenas de alunas que estão faturando muito bem com essa metodologia!
Pontos positivos
- Você não precisa necessariamente ter um consultório, pode atender da sua casa
- Liberdade geográfica para você e seus pacientes
- Você pode atender pessoas de qualquer lugar do mundo
- Redução de atrasos e faltas
Pontos negativos
- Não aferir as medidas do paciente
- Algumas pessoas ainda estranham e sentem falta do contato físico
- Pode ter problemas com internet ou tecnologia
● Atendimentos em consultório
Esse é o clássico e aqui incluo algumas modalidades:
1. Sala ou clínica própria: Pode ser uma sala em um edifício comercial ou em uma casa, que é sua, você comprou e montou tudo do jeitinho que sempre sonhou
2. Espaço locado: Ela até tem a sua carinha, mas é um imóvel alugado. Esse provavelmente é o mais comum entre as nutricionistas que têm seus consultórios.
3. Sala sublocada: Nesse caso você usa um espaço de outro profissional ou de coworking e paga por hora.
4. Atendimento em outros consultórios ou clínicas pagando %: Nesse caso você usa um espaço dentro de um consultório de outro profissional, da nutrição ou de outra área saúde e deixa um % para como pagamento. Eu também passei por essa fase e deixava 50% na clínica em que atendia.
Pontos positivos
- Você tem um espaço para receber seus pacientes
- Pode usar os 5 sentidos para impactá-los
- Contato mais pessoal
Pontos Negativos
- Investimento mais alto, principalmente se você for mobiliar e decorar uma sala
- Maiores chance de atrasos ou intercorrências
- Geralmente seu público fica restrito a sua cidade ou região
5 lugares em que o nutricionista pode atender
- Na casa dos seus pacientes: Como falamos acima, o atendimento a domicílio é uma das formas mais práticas de começar os atendimentos e pode ser, inclusive, uma ótima opção para quem quer oferecer um serviço ainda mais personalizado e premium.
- Online da sua casa: A pandemia fez com que o CFN liberasse os atendimentos online, trazendo uma possibilidade riquíssima de atendimento e proporcionando liberdade geográfica aos nutricionistas. Ou seja, agora você pode atender da sua casa ou de qualquer lugar em que esteja um paciente de qualquer lugar do mundo.
- Em coworkings especializados: Existem muitos locais com salas próprias para a área da saúde, com todo equipamento necessário, internet, recepcionista, tudo para você chegar e atender…
Geralmente esses espaços têm planos mensais que são mais vantajosos que as locações avulsas.
É uma ótima opção para quem ainda não pode bancar um aluguel e também para quem mora em uma cidade grande e quer atender em diversos pontos. - Em salas comerciais: Acho que este é o método mais comum atualmente. Os edifícios comerciais oferecem boa infraestrutura, segurança, geralmente, são bem localizados, e ainda tem comodidades como estacionamento.
Ao escolher uma sala comercial, e aqui pode ser na modalidade de compra ou locação, você terá um ambiente com a sua cara, adequado às suas necessidades. Porém, além do investimento inicial para essa adequação, que envolve reforma e decoração, terá uma despesa mensal considerável, o que precisa ser levado em consideração. - Em clínicas da área de saúde: Outra forma de trabalhar e atuar em clínicas médicas, de nutrição e estética. Isso pode ser através de sublocação de uma sala ou pagando uma porcentagem, que geralmente varia de 30% a 50%, por consulta.
A vantagem deste tipo de local é o networking e a troca de pacientes. Se você está começando, você terá uma gama de clientes em potencial e se você já tem uma clientela que pode ser interessante para os outros profissionais, pode ser um argumento de negociação do valor da porcentagem ou aluguel.
E onde você não pode atender?
Farmácias
De acordo com a legislação as Resoluções ANVISA/RDC nº 44/2009 e RDC nº 41/12, que regulamentam as boas práticas farmacêuticas, veda o funcionamento de consultórios em qualquer espaço de suas dependências, conforme determina o artigo 90: “Art. 90. É vedado utilizar qualquer dependência da farmácia ou da drogaria como consultório ou outro fim diverso do licenciamento.
Parágrafo único. É vedada a oferta de outros serviços que não estejam relacionados com a dispensação de medicamentos, a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular, nos termos desta.” Retirei essa informação do site do CRN-3, que por sinal tem várias outras dúvidas esclarecidas sobre o que podemos fazer.
Atenção: essa “proibição” não é apenas do nosso Conselho, mas principalmente da ANVISA.
Lojas de produtos naturais e suplementos
De acordo, com o Código de Ética (RDC nº 599/2018) no Artigo 61, é vedado ao nutricionista exercer ou associar atividades de consulta nutricional e prescrição dietética em locais cuja atividade-fim seja a comercialização de alimentos, produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios ou equipamentos ligados à área de alimentação e nutrição. Resumindo: não pode.
No entanto, o parágrafo único desse artigo, traz que o nutricionista pode quando for produto alimentício de fabricação e marca própria de nutricionista. Porém, deve-se sempre indicar outras marcas, para que o cliente tenha liberdade para comprar os itens da prescrição onde preferir.
Caso você tenha recebido uma proposta para atender além desses locais, o que eu sempre recomendo é verificar com o seu CRN e na vigilância de saúde da sua cidade antes de fechar qualquer acordo, pois você precisará de um alvará para exercício dos atendimentos.
Veja como regularizar seu consultório aqui.
Independente do local escolhido, o importante é você saber que é super possível viver MUITO BEM de nutrição!
Como aconteceu com a Manu!
Dê o primeiro passo!
Nutri, se você está começando a atender agora é quer mais dicas para empreender com sucesso.
Eu escrevi um livro digital para te ensinar todo o passo a passo para começar a atender sem ter que investir uma fortuna. Eu bati muito a cabeça no começo, tive grandes erros, mas acertei muita coisa também. Por isso, resolvi ajudar agora os nutris que estão começando e, se você está nesse momento, você não precisará passar por todas as dificuldades que eu passei. Eu construí um verdadeiro guia para você iniciar sua carreira de sucesso!
Eu dividi o livro em 10 capítulos:
- Os desafios do nutricionista recém formado
- Conheça o que é atendimento em domicílio
- Como se preparar para atender
- Como montar uma agenda produtiva
- Como captar os primeiros pacientes
- Como conduzir a primeira consulta
- Momentos delicados do atendimento
- Dicas de segurança
- Dicas de ética
Esse e-book é ideal para o nutricionista recém formado, que não sabe por onde começar sua carreira e para quem já é formado, mas está em outra área e decidiu resgatar sua antiga paixão: nutrição clínica.
Clique aqui para comprar o e-book e dar o primeiro passo para tirar seu sonho do papel!
Bora atender?
Com Amor em Nutrir,
Mari