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Marketing para Nutricionistas

“O resultado de uma empresa é tão grande quanto a visão do dono.”

Você enxerga o seu consultório como uma empresa?

A maioria dos nutricionistas não enxergam e é o primeiro passo para você ter um consultório de sucesso. 

Isso não significa que você precisa ter um CNPJ agora, uma equipe grande ou coisas assim. Vamos dar um passo de cada vez. No entanto, se desde o começo você tratar seu consultório como uma empresa, grandes são as chances de você não ser uma modinha na sua cidade. 

Você sabia que, segundo o IBGE, 60% das empresas fecham as portas antes de completarem 5 anos?

Isso se deve à falta de planejamento e noção de gestão dos empreendedores. Muitas pessoas abrem um negócio empolgadas e com fé que vai dar certo. Mas uma empresa não depende apenas de fé, trabalho e animação e sim de estratégias eficientes. Por isso que toda metodologia da Amor em Nutrir é baseada nos 4 Pilares do Consultório de Sucesso:

Um consultório modinha é aquele que o nutricionista faz algo surpreendente nos primeiros meses, enche a agenda e começa a perder toda a clientela depois de um tempo.

O erro clássico é: aprendeu a atrair pessoas, mas não a conquistá-las. Os pacientes não têm resultados com o tratamento e não são fidelizados. As pessoas não enxergam valor no preço cobrado pela consulta, pois está parecida com as dos demais profissionais que ela já foi. E o pior: não existe organização financeira, organização pessoal, cumprimento de prazos, contas pessoais sendo pagas na conta do consultório, não tem métrica de nada, não sabe quantas pessoas remarcaram ou abandonaram o tratamento… se sua vida está assim, cuidado!

Explico mais sobre isso neste vídeo:

 

O Consultório Sustentável e Duradouro é aquele que:

  • Você tem um salário estabelecido e fixo todo mês. 
  • Seu faturamento é contínuo e crescente, não tendo grandes quedas em época de férias e festas de final de ano. 
  • Você consegue tirar férias, sem prejudicar seu faturamento. 
  • As pessoas recomendam seu trabalho (a indicação boca a boca é grande). 
  • A mídia local sempre te convida para fazer entrevistas e reportagens, porque você é referência no seu nicho na sua cidade. 
  • Seus pacientes não querem ter alta do tratamento, pois são fãs apaixonados.
  • É organizado e bem planejado.
  • Você tem reservas financeiras para reinvestimento, estudos, imprevistos, etc. 

É fundamental que você invista em conhecimento técnico para que o pilar do atendimento de excelência esteja muito bem resolvido. 

Só que para atender esses pacientes, eles precisam chegar até você. E isso vai depender muito das estratégias corretas de marketing para atrair clientes. Dá uma olhadinha nesse quadro:

Todas essas são estratégias que podem ser combinadas entre si, mas as que estão em amarelo são obrigatórias para você ter uma boa captação de clientes. Vamos para algumas dicas de valor:


Dica de bronze: Defina um nicho de atendimento.

Quem é nutricionista de todo mundo, não é nutricionista de ninguém.

Sei que parece contra intuitivo restringir seus atendimentos para um grupo de pessoas, mas essa é a melhor forma para você se tornar referência. 

Afinal de contas, o profissional que é referência é reconhecido pelo que ele faz de melhor em uma área, não em todas! Sinceramente, não dá para você ser incrível em oncologia, materno infantil, emagrecimento, esportiva, estética, renal e bariátrica. Para saber atender muito bem cada uma dessas áreas são anos de estudos dedicados, para aprofundar nos problemas que os pacientes trazem. 

Para as pessoas lembrarem de você como uma autoridade, você precisa escolher uma área de atendimento, que é denominado “nicho”. Alguns exemplos: emagrecimento, saúde da mulher, alergias e intolerâncias, doenças autoimunes, atletas, doenças crônicas não transmissíveis, materno infantil etc.

A Clara passou por isso e contou gente como foi esse processo nessa entrevista:


Dica de prata: Faça stories diariamente. 

Se puder, faça 2 ou 3 stories a cada 1 hora para aumentar a visualização.

Conecte-se com seu cliente em todas as esferas. Divida com seus seguidores seu dia a dia, mostre como também é corrido para você fazer a janta quando chega em casa. 

Mostre seus lanchinhos práticos, tire dúvidas dos assuntos mais perguntados no seu consultório, abra caixinha de perguntas para que eles possam enviar dúvidas e trabalhe sua criatividade para respondê-las. 

Mostre que é de verdade. Redes sociais são feitas para pessoas, mostre suas vulnerabilidades, seus sonhos, sua rotina. 

Mostre o quanto ama atender e mostre seus bastidores também. Fale sobre o quanto sua consulta é diferenciada. 

Se quiser saber mais sobre esse assunto, fiz uma publicação sobre esse no nosso instagram. Dá uma olhada:

Clique aqui para ler


Dica de ouro: Faça parcerias com pessoas do seu nicho. 

Quando pensamos em parceria, a imagem que vem na nossa cabeça é academia ou loja de produtos naturais, mas aqui eu te desafio a ir além.

Eu sempre procuro estimular sua criatividade para você inovar e ter um trabalho diferenciado na sua cidade. Por isso, faça um exercício agora: liste todas as dificuldades, problemas, dores emocionais e físicas que seu nicho tem. Depois, veja todas as possibilidades: quem mais trabalha ajudando as pessoas que eu atendo?

Vale até fazer uma busca no Google. 

Por exemplo: no nicho materno infantil, é comum pensar que as melhores parcerias são com pediatras e obstetras. Mas o universo em torno desse nicho é gigante: loja de roupas especializada, escolas, doulas, clínica de vacinação, yoga para gestantes, escolinha de natação, de futebol e outros esportes, até mesmo fotógrafos que fazem ensaio de gestante e new born. Olha quantas possibilidades para você divulgar seu trabalho para os clientes dessas pessoas e lugares!

Ter bons parceiros, além de ser uma forma de atrair mais pessoas para conhecer nosso trabalho e por fim agendar consulta, é uma ótima forma de agregar valor e levar o paciente ao resultado.

Para te facilitar seu caminho fiz um Manual das Parcerias nele você vai encontrar mais dicas de como fechar bons negócios e a manter uma relação simbiótica, honesta e ética.

Faça aqui o download gratuíto


Dica diamante: Fale mais do que o preço na hora que perguntarem como funciona sua consulta. 

– Nutri, quanto custa sua consulta?

– Cento e cinquenta reais com retorno. 

Nããão! Esse é um erro clássico, que a partir de agora, você nunca mais vai cometer. Combinado?

Quando você responde para a pessoa o preço “na lata”, você está impedindo que ela conheça seu trabalho de verdade, pois a consulta vira leilão, ela fica procurando o menor preço.

Tem um elemento importante chamado PUV (Proposta Única de Valor) que é fundamental na hora de vender seu trabalho. Antes de falar o preço, pergunte a necessidade dela, o porquê ela precisa de um nutricionista, entenda melhor o problema dela e mostre os benefícios que ela vai alcançar com a sua consulta.

Presta atenção nutri: as pessoas não compram consultas, elas compram soluções para o problema dela. Se você só mostrar como funciona sua consulta, falando que tem plano alimentar individualizado e avaliação antropométrica completa você não está se destacando dos demais profissionais, porque todo mundo fala isso! Mostre o seu diferencial e os passos que vai fazer para que chegue no resultado que ela quer. 

Nutri, coloque essas dicas em prática e depois me conte o resultado. Se tiver dúvidas, fique a vontade para pedir ajuda no e-mail oi@amoremnutrir.com.br. Será um prazer ajudar. 

 

Para ir além…

Mais do que ninguém eu sei tudo que você passou na faculdade e as dificuldades do começo da profissão porque eu também passei por tudo isso. Só te peço uma coisa: Não desista, pois existe um mundo de gente lá fora doido por informação, doido para passar em consulta com você. Você só precisa saber captar essas pessoas e se mostrar disposta para o atendimento. Nós vamos conseguir melhorar a alimentação de todas essas pessoas, mas nosso trabalho é de formiguinha. Você está comigo nessa?

Fiz esse artigo com a intenção de te ajudar a captar mais clientes, através das parcerias. Sei que posso te ajudar ainda mais, com todo o conteúdo que produzimos diariamente nas nossas redes sociais e com os nossos cursos. 

Aqui na  Amor em Nutrir, temos o Marketing para Nutricionistas, um curso online, onde você aprende a divulgar melhor o seu trabalho, tanto no mundo físico quanto no mundo online.

Você terá acesso às melhores estratégias de marketing para se destacar na sua região e atrair muitos interessados pelo seu trabalho. As estratégias apresentadas servem para qualquer tipo de serviço: atendimento em domicílio, consultório próprio ou locado, personal diet, home care etc.

Você terá acesso ao curso Marketing de Consultório 24 horas por dia, para acessar quando e onde quiser, por 90 dias. São 49 aulas que ensinarão:

  • Definir seu público alvo
  • Como se apresentar para o seu cliente
  • Estratégias para aumentar a visibilidade na região
  • Como aumentar seguidores nas redes sociais
  • Estratégias para as redes sociais
  • Como transformar seguidores em clientes
  • Como montar seu site
  • Como criar imagens, gravar e editar vídeos
  • Como aumentar a visibilidade na sua região
  • 16 passos para fazer palestras inesquecíveis
  • Como fazer eventos presenciais
  • Como criar e gerenciar grupos de desafio online e offline
  • Estratégias de anúncios

As inscrições para ele permanecem sempre abertas! Mas o ideal é que você já comece logo, para se destacar no mercado e conquistar seus objetivos. Aproveite essa oportunidade e comece agora

 

Espero que esse post te ajude a construir uma carreira de muito sucesso e a melhorar sua captação

Marianne Fazzi

 

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