Pois é, no dia 5 de outubro de 2022 o CFN liberou um parecer autorizando – de uma vez por todas – a realização de atendimentos online. Essa notícia foi aguardada ansiosamente pelos nutricionistas, já que a liberação de teleconsultas havia sido feita somente para o período de pandemia.
Então, agora você pode escolher duas modalidades de consulta: online e presencial.
Se você ainda não está convencida de que o atendimento online vai mudar seu jogo, se liga nos pontos positivos que ele tem:
• Mesmo valor de consulta comparado ao presencial;
• Maior lucratividade;
• Menores custos;
• Liberdade geográfica para você e seus pacientes;
• Conforto para o paciente;
• Redução de atrasos e faltas.
Agora que você já conhece alguns – dos muitos – pontos positivos do atendimento online, precisamos ter uma conversinha séria:
Nutri, não se inferiorize, você que atende – ou deseja atender – online, não é pior do que a nutri que tem consultório presencial.
São modelos de atendimento diferentes, e o que vai te destacar é a sua conduta e seu atendimento, combinado?!
Mas, afinal, como começar a atender online?
O seu consultório vai se resumir à imagem e áudio, então pontos importantíssimos para se preocupar são:
• Iluminação: Use aquelas famosas ring lights para ajudar nesta missão, elas são ótimas e portáteis;
• Imagem: Tenha uma ótima webcam, uma marca que a Mari gosta bastante é a LogiTech, tem uma boa qualidade de imagem e valor mais acessível;
• Cenário: Cuide do que aparece atrás de você, é importante que além de um cenário bonito, você garanta que não fique passando pessoas atrás ou imagens inadequadas;
• Áudio: Além de te ver, os pacientes precisam te ouvir com clareza. Invista em um microfone de lapela, aquele mais simples mesmo já vai fazer uma diferença enorme. Um detalhe importante é cuidar para que você esteja em um ambiente sem outras pessoas, para evitar interrupções ou falas simultâneas ao atendimento.
• Computador: Garanta que seu computador comporte todos os softwares necessários para a realização dos atendimentos, é importante ter uma boa memória para além de armazenar as informações, rodar bonitinho todos os programas que você for utilizar;
• Internet: Nutri, nada pior do que estar no meio da consulta e não conseguir entender o que o paciente está falando porque sua conexão está baixa, né? Garanta que sua internet seja de alta potência, e para evitar incidentes, antes de cada consulta faça o teste de velocidade.
A consulta online exige investimentos – mesmo que menores – tanto quanto presencial. Então dê atenção a cada detalhe para fazer o paciente se sentir acolhido e reforçar a ideia de que você é a melhor opção para resolver o problema dele, e você resolve online, sem que ele precise sair de casa.
Vou deixar aqui, vídeos que vão te ajudar muuuito a construir seu consultório online 👇
Bora começar a atender online, nutri?
Com Amor em Nutrir,
Equipe AEN.