fbpx

Nutrição materno-infantil: um mundo de possibilidades

Oi nutri,

O nicho Materno-infantil é um universo à parte: Tentante, gestante, lactante, introdução alimentar… são muitas personas, dores e desejos. 

Este nicho estuda como uma alimentação saudável pode afetar a vida da criança e da mãe antes, desde a concepção até a infância, passando pela gestação, acompanhando todo o crescimento e desenvolvimento em toda a faixa etária da criança, assim promovendo uma vida saudável, tratando condições como alergias e até evitando futuras patologias.

Como as possibilidades são inúmeras, é comum que os profissionais que escolhem essa área, tenham um subnicho. Ou seja, se aprofundem e especializem em uma dessas personas. Por exemplo: Há quem trabalhe somente com introdução alimentar, outras focam na mãe, cuidando da gestação e todo período de lactação, outras que focam em crianças com restrição alimentar.

Ao fazer isso, você se aproxima ainda mais do seu público, pois sua comunicação será 100% direcionada a solucionar seus problemas, além disso, você poderá aprofundar seus estudos, tornando-se especialista na área.

Mas calma nutri, se você está começando agora, isso não é obrigatório. Você já deu um grande passo definindo seu nicho! Foque em se posicionar nele e fazer as ações de marketing voltadas para a sua persona.

O que postar

Assunto é o que não falta! Mas é muito importante você ter claro para quem está falando e uma agenda editorial estratégica para diversificar os temas e conversar com cada uma dessas personas.

A importância da nutrição para o desenvolvimento

Para os pais, a saúde do seu filho é um assunto muito relevante. Por isso, mostre a elas como a Nutrição pode contribuir para o desenvolvimento desde a gestação até a adolescência. Explique sobre nutrientes, ingredientes e alimentos que podem contribuir para a qualidade de vida dessa pessoa.

Organização da rotina alimentar

Sabemos que em muitas famílias os pais e cuidadores têm uma rotina dupla, às vezes tripla, por isso a organização pode ser uma grande aliada para o objetivo, seja ele a fertilidade, a amamentação ou a introdução alimentar. Mostre como o planejamento de acordo com os gostos alimentares e limitações pessoais faz toda a diferença, é algo possível, influencia na adesão e, consequentemente, na qualidade de vida.

Receitas

Poste pratos, ensine como fazer coisas fáceis, diferentes e, principalmente, saborosas. Quebre aquele mito de que comida saudável é ruim e mostre como envolver as crianças no processo.

Educação Nutricional

Nutri, esse público é constantemente bombardeado com fake news da Nutrição. Fale com os pais e cuidadores, derrube mitos, principalmente pautas quentes, explique como funciona a digestão de alguns alimentos, por que consumir ou não consumir algo, ensine a ler rótulos e mostre como elas aplicam o conteúdo com os pequenos.

Compartilhe sua jornada

Se você tiver filhos, compartilhe o dia a dia, seus desafios, refeições e atividades. Ajude seu público a entender que é possível ter hábitos saudáveis mesmo com uma rotina mais corrida.

Compreenda as emoções dessas pessoas 

A empatia é uma das características mais bonitas do ser humano. Pense em como essa área que faz o seu olhinho brilhar poderia tornar a vida das pessoas que estão investindo tempo lendo seu conteúdo, mais leve. Como você pode ajudar essa mulher que está tentando engravidar há anos e não consegue? Como você pode transformar o processo de amamentação mais gentil? Como você pode fazer para a mãe não desistir de uma alimentação mais saudável pro seu filho que não come nada?

Bastidores do consultório

Mostre a rotina do consultório, a estrutura, os mimos que você entrega, os materiais e ferramentas que você utiliza, como você atende mamães e crianças, etc.

18 títulos prontinhos para você usar:

● Cansada de careta na hora do almoço? Resolva isso com essa dica

● É verdade que existem alimentos que dão mais leite?

● Inteligência começa no prato: descubra quais alimentos não podem ficar de fora da alimentação do seu pequeno

● Acompanhei uma gestante durante os 9 meses. Olha o que aconteceu depois do parto. 

● Criança na cozinha: X receitas para preparar com seu filho

● Resolva de uma vez por todas o intestino preso do seu filho

● Tem como prevenir a diabetes gestacional?

● X erros comuns na introdução alimentar

● Se seu bebê tem cólica, evite esses alimentos

● Quais os alimentos que devo priorizar na gestação para meu filho ser a criança mais forte do mundo?

● O que não consumir durante a amamentação?

● Não utilize o liquidificador para preparar a comida do seu bebê

● Por que não dar açúcar antes dos 2 anos?

● Seu filho parou de comer? Saiba o que fazer

● X opções de lanches saudáveis

● Como o açúcar influencia sua fertilidade

● Está se preparando para engravidar? Melhore esses pontos na sua alimentação urgente.

● A influência da alimentação dos pais na saúde da criança

Para se aprofundar

Se você quer saber mais sobre como é trabalhar nesse mundo,o episódio 09 do nosso podcast  Sai do Pudim! com uma convidada referência na área: Andreia Friques, nutricionista e presidente da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (Abrami)

Dona de um super alto astral, um currículo extenso e histórias que tocam o coração, Andréia nos mostra que antes o que podia ser considerado “apenas” uma profissão, pode ser na verdade uma linda missão de vida. 

Com Amor em Nutrir,

Mari

outras postagens